Home Destaque Em dia de assembleia de acionistas da Embraer, Sindicatos farão ato contra...

Em dia de assembleia de acionistas da Embraer, Sindicatos farão ato contra venda para Boeing

SHARE

No mesmo dia em que os acionistas da Embraer irão votar a venda para a Boeing, na próxima terça-feira (26), um protesto contra a transação comercial acontecerá em frente à sede da empresa, em São José dos Campos. A assembleia dos acionistas também será na sede da Embraer.

A manifestação começa às 9h e está sendo convocada pelos Sindicatos dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Botucatu e Araraquara, cidades onde estão localizadas as plantas da fabricante de aviões.

As entidades defendem que a venda da Embraer será um crime contra o país, já que representa uma ameaça à soberania nacional, aos empregos e ao futuro da indústria aeronáutica no Brasil.

Para barrar esse crime, os sindicatos reivindicam que o presidente Jair Bolsonaro recue de sua decisão anterior e vete a venda. Terça-feira é também a data-limite para que o governo faça uso da ação Golden share e impeça a entrega para a Boeing.

Empregos
Desde o início das negociações, em 2017, a Embraer já demitiu cerca de mil trabalhadores, segundo estimativas do Sindicato. Mas novos postos de trabalho podem ser fechados após a conclusão da venda. Pelos termos do acordo, ficam “excluídas todas e quaisquer garantias de emprego”.

O documento também determina o fim de qualquer impeditivo ao “fechamento de uma fábrica, demissão em massa ou evento similar”.

O Sindicato enviou ontem pedido de esclarecimentos para a Embraer a respeito de rumores de demissão em massa que estaria sendo programada para a próxima semana, mas ainda não obteve retorno.

O protesto acontecerá em frente ao portão F42/4, da sede da Embraer, na Av. Faria Lima, s/nº.