Home Destaque Venda da Embraer será discutida em audiência no Senado, na segunda-feira

Venda da Embraer será discutida em audiência no Senado, na segunda-feira

SHARE

A possível venda da Embraer para a Boeing será debatida na Comissão de Direitos Humanos do Senado, nesta segunda-feira (2), às 15h, em Brasília. A audiência pública foi convocada pelo senador Paulo Paim (PT), a pedido dos sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, Botucatu e Araraquara, que representam os trabalhadores da empresa.

O Sindicato fará a transmissão da audiência em sua página no Facebook (www.facebook.com/sindmetalsjc).

Foram convidados o presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, o representante do Governo Federal no Conselho Administrativo da empresa, o brigadeiro José Magno Araújo, representantes dos ministérios da Defesa e de Ciência e Tecnologia, além dos três sindicatos.

O objetivo da audiência pública é debater os impactos da possível venda da Embraer em relação aos empregos e direitos dos trabalhadores e à soberania do país. A empresa brasileira concentra alto desenvolvimento tecnológico nos setores de aviação e defesa, e é considerada estratégica para o país.

A audiência no Senado faz parte da campanha “A Embraer é nossa, não à venda para Boeing” e é a primeira dentre muitas que os sindicatos pretendem organizar para trazer à população e aos trabalhadores da empresa esse debate.

“Até agora, as negociações entre Boeing e Embraer estão sendo mantidas em sigilo, o que traz preocupações para os trabalhadores e a população em geral sobre o futuro dos empregos e de toda tecnologia aérea e militar acumulada pela empresa. Por isso, este debate é tão importante”, afirma a diretora do Sindicato Marina de Arantes Leite.