Home Destaque Estão abertas as inscrições para o seminário “Qual é o futuro da...

Estão abertas as inscrições para o seminário “Qual é o futuro da Embraer?”

SHARE
Trabalhadores da Embraer serão diretamente atingidos se a venda da empresa se concretizar

Já estão abertas as inscrições para participação no seminário “Qual é o futuro da Embraer”, que acontece entre os dias 23 e 24 de março, no Carlton Plaza Hotel, em São José dos Campos. O evento vai colocar em discussão o cenário da possível venda da empresa para a Boeing e suas consequências para os trabalhadores e a soberania do Brasil.

Os interessados devem enviar um e-mail para secretaria@sindmetalsjc.org, com nome completo e instituição de trabalho ou ensino. O e-mail deve ser enviado com o assunto “Inscrição para seminário”.

O evento será aberto ao público e todos os metalúrgicos estão convidados.

“Queremos envolver a população nas discussões sobre a possível venda da Embraer. Este é um assunto de interesse público e tem de ser levado principalmente para os trabalhadores”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros.

O evento contará com a presença do professor da Unicamp Marcos José Barbieri Ferreira, da professora da Universidade Federal do Espirito Santo Lívia Moraes, do jornalista Raimundo Pereira, do pesquisador do Ilaese (Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos) Gustavo Machado, além de outros pesquisadores do tema e sindicalistas. Confira abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23
9h – Abertura
9h30 – Painel: Soberania e indústria aeronáutica 
Daniele Cofani (trabalhador da Alitalia – Italia, membro do CUB Transporte e da Frente de Luta No Austerity), Toninho Ferreira (ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de SJCampos), Artur Monte Cardoso (doutor pelo Instituto de Economia da Unicamp, com a tese “A Embraer e a questão nacional”) e Raimundo Pereira (jornalista).
11 – Debate
12h – Almoço

13h30 – Painel: Situação do Setor Aeronáutico internacional 
Gustavo Machado (pesquisador do Ilaese), Marcos José Barbieri Ferreira (professor da Unicamp), Owen Herrnstadt (membro do Chief Staff e do IAM-EUA -International Association of Machinists and Aerospace Workers) e Júlio Ottoboni (jornalista do DCI e editor da revista Envolverde)
15h – Debate
17h – Encerramento

Dia 24
9h – Painel: Diagnóstico da Embraer 
Lívia Moraes (professora da Universidade Federal do Espírito Santo), Renata Belzunces (técnica do DIEESE), Herbert Claros (vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos)
10h30 – Debate
12h – Almoço

13h30 – Campanha contra a venda da Embraer para Boeing – Reestatização já!
15h – Criação da Rede Sindical de Trabalhadores da Embraer: como estabelecer formas de colaboração 
16h – Encerramento